
Redação AB
A cidade de Sorocaba (SP), sediará a 1º Conferência Internacional de Inovação em Parques Tecnológicos (Conintec), de 4 a 6 de junho, evento que terá simultaneamente mostra tecnológica para o setor automotivo, energia, eletroeletrônica, TI, saúde, entre outros, e um circuito de palestras com convidados da Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Inglaterra, Japão e Suécia, além do Brasil.
Ao longo dos três dias de conferência, serão abordados temas relacionados a inovação e serviços, desenvolvimento regional, linhas de financiamento e integração empresa-universidade. Da exposição, participam as empresas ZF, IBM, Flextronics e Metso.
O evento também marcará o início do funcionamento do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), área de 1,8 milhão de metros quadrados que recebeu investimento de R$ 50 milhões em recursos públicos e que terá aportes de laboratórios privados e públicos, universidades, centros de pesquisa, associações de classe e órgãos certificadores, cujos valores ainda não foram divulgados.
O PTS será o segundo no Estado a receber credenciamento definitivo junto ao governo de São Paulo. Dos quatro parques tecnológicos em funcionamento atualmente, apenas o de São José dos Campos possui o documento, o qual garante às organizações inseridas no empreendimento benefícios, como incentivos fiscais.
A abertura contará com as presenças do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Amrco Antônio Raupp, do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmim, da coordenadora de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Désirée Zouain, do prefeito de Sorocaba, Vitor Lippi, entre outros representantes.