
Atenção e segurança são os possíveis diferenciadores entre marcas e carros preferidos para as mulheres, aponta análise. A Buick, que faz parte da General Motors, tem a maior representação de consumidores mulheres, com 55% de participação, acima da média da indústria que é de 41,2%. As concorrentes citadas aparecem logo em seguida, com cerca de 50%, cada.
No final do ranking, a Ram é a marca com menor representatividade de consumidoras, com apenas 17%. Nas cinco últimas posições aparecem, respectivamente, a Dodge, com 33%, Tesla, Ford e a própria General Motors, com 28,7%, cada.
Segundo a análise da S&P, parte da força da Buick vem de seu portfólio de produtos, totalmente composto por SUVs compactos e médios. Já outras marcas da General Motors apostam em SUVs maiores, picapes e carros de alto desempenho com foco no público masculino.
Toyota é a maior marca em volume
A Toyota também tem grande popularidade entre as mulheres. A participação da clientela feminina da marca é de 43%. Porém, o volume de vendas da japonesa entre mulheres é o maior disparado: 606 mil, contra apenas 363 mil da Honda, segunda colocada.
LEIA TAMBÉM:
– Para acompanhar consumidoras, Nissan contrata mais mulheres
– Onde estão as mulheres do setor automotivo? Entenda a participação delas em números
Em termos de volume de emplacamentos, a Chevrolet aparece em terceiro lugar, com 340 mil, seguida da Ford e da Hyundai, respectivamente com 313 mil e 294 mil registros.
Carros elétricos
A Tesla também mostra forte inclinação para o público masculino, apesar de o SUV compacto Model Y ser sucesso no segmento feminino.
A marca de Elon Musk é tendência entre o público feminino de veículos elétricos pelo levantamento da S&P. Em 2022, as mulheres representaram 28% das vendas de EVs. A Tesla teve maior participação, com 33%.
“O fato de os EVs não estarem sendo comprados por mulheres leva a mais perguntas do que respostas”, disse o diretor de diversidade da S&P Global Mobility, Marc Bland. “As compradoras têm preocupações com a ansiedade da autonomia e a segurança. Essas marcas precisam educar muito mais o público.”
Público feminino é mais fiel à marca
Na pesquisa sobre os carros preferidos das mulheres, as compradoras do gênero feminino demonstram mais lealdade à marca do que o masculino, com uma média de 4 pontos percentuais a mais. O que é considerado “notável” pela S&P, considerando que Dodge, Ram e GMC lutam pela fidelidade do novo comprador. A única marca convencional com maior lealdade entre os homens é a Ford.
Segundo o estudo, os números de fidelidade feminina à marca são maiores nas que focam nesse público-alvo. As clientes mulheres da Mini são 9,2 pontos percentuais mais leais que os homens, por exemplo.
“As melhores práticas devem olhar para as mulheres não apenas como um grupo homogêneo”, disse Bland. “Por exemplo, as mulheres afro-americanas compraram mais veículos novos do que o sexo masculino. E a Chevrolet Silverado está entre os 10 veículos de maior volume vendidos entre as mulheres hispânicas”, pondera Marc Bland.