logo

negócios

Startups trazem agilidade e inovação ao setor automotivo

A tecnologia e o setor automotivo sempre caminharam juntos. Foi por meio das inovações que o mercado de automóveis se manteve relevante e competitivo durante anos até se deparar com os desafios e complexidades da revolução digital. Mais do que impor novos processos produtivos, a digitalização também abriu espaço para atender necessidades dos clientes, que se tornaram ainda mais exigentes. Hoje a indústria automotiva precisa dar respostas rápidas aos consumidores, atendendo às demandas de forma precisa e imediata.
Author image

Redação AB

19 out 2018

2 minutos de leitura

Neste cenário, a colaboração entre fabricantes de veículos e startups é uma forma de acelerar a evolução do setor e aproximar a indústria tradicional das principais tendências mundiais. Outro benefício dessa parceria é a redução de despesas, uma vez que as startups realizam projetos com mais velocidade e custos menores.

No entanto, é o fato de poder antecipar necessidades e entregar ao consumidor produtos mais alinhados às suas expectativas que faz da parceria entre startups e montadoras um sucesso. Faz parte do DNA destes jovens negócios identificar novidades e propor soluções ainda não existentes no mercado, detectando futuras demandas e colocando nas mãos da indústria soluções que trarão retorno a curto prazo. Foi a partir desse princípio que a LogiGO, por exemplo, transformou as centrais multimídias no Brasil em uma nova forma de comunicação e troca de informações entre montadoras e clientes.

Contudo, para seguir esse caminho da atualização é preciso que o setor automotivo, sobretudo as fabricantes de veículos, esteja aberto a buscar parcerias comerciais com empresas menos tradicionais, dando oportunidade para que startups e companhias derivadas desse tipo de negócio apresentem seus projetos. É preciso que a indústria deixe de lado o preconceito e tenha em mente que flexibilidade e agilidade das startups são caminhos que levarão o setor automobilístico até uma nova era de inovações.


Antonio Azevedo é CEO da LogiGO, empresa brasileira que nasceu como startup e hoje é referência em tecnologia para conectividade no setor automotivo. Fundada em 2010 e com escritórios no Brasil e na China, produz sistemas multimídias e de infotainment para montadoras do Brasil e América Latina.