logo

Stellantis adere ao programa de diversidade da ONU Mulheres

Empresa diz que meta é aumentar a compreensão do discurso de equidade de gênero
Author image

Vitor Matsubara

17 mar 2023

3 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A Stellantis América do Sul vai aderir ao programa HeForShe (ElesPorElas), criado pela ONU Mulheres, com o objetivo de aumentar a compreensão do discurso de equidade de gênero.

O evento de lançamento do programa aconteceu na quinta, 16. A empresa reuniu líderes homens da companhia, que debateram sobre a importância da compreensão do discurso de equidade, e incentivaram suas equipes a assumirem o compromisso “ElesPorElas”.


Veja também

– Stellantis investe US$ 155 milhões em mineradora de cobre na Argentina

– Stellantis articula produção de veículos na África do Sul


“A gente quer trazer mais protagonismo para as mulheres, visto que, historicamente, o setor automotivo conta com presença majoritariamente masculina e isso não reflete mais o compromisso atual da Stellantis. Em ações já realizadas, buscamos ajudar mulheres a entender como chegar na liderança e o que precisa ser feito para isso”, ressaltou Vanessa Castanho, cice-presidente da Citroën para a América do Sul e apoiadora do grupo de afinidade de gênero Women of Stellantis (WoS).

A executiva explicou que a próxima etapa tratará de como os homens trabalham a equidade de gênero, e como eles veem a importância da atuação deles no “HeForShe”.

“É uma forma de deixar mais claro o papel do homem na equidade de gênero em todos os setores da empresa, desde a manufatura até as lideranças”, adiantou Vanessa.

Na condição de signatária da ONU Mulheres, a Stellantis da América do Sul afirma que trabalha por compromissos pelo empoderamento das mulheres da instituição por meio do Women Of Stellantis (WoS). A adesão ao HeForShe é mais uma das ações para suportar esse movimento. 

Ações para conscientização

De acordo com a fabricante, o plano de Diversidade & Inclusão da Stellantis inclui ações como a revisão de processos internos para garantir que mulheres sejam avaliadas por seus resultados, e não por vieses como a limitação por gênero, o incentivo à participação de mulheres em reuniões e projetos e o fomento à participação equilibrada entre gêneros em processos de atração, desenvolvimento e promoções.


– Faça aqui a sua inscrição no #ABX23 e garanta sua presença no maior encontro do setor automotivo


“O HeForShe é o nosso imperativo ético, não é só porque é necessário ter equidade de gênero por motivos institucionais, mas porque temos a missão de aprendermos a conviver com as nossas diferenças. Queremos ser uma mobility tech company que adota políticas de igualdade de gênero de cima para baixo e incentiva que os direitos humanos básicos e a dignidade estejam em primeiro lugar, independentemente do país ou região onde a empresa está presente”, declarou Antonio Filosa, presidente da Stellantis para a América do Sul.

A empresa tem uma governança específica para Diversidade & Inclusão, formada por grupos de afinidade relacionados a gênero, pluralidade de raças, cores e etnias, PcD e LGBTQIA+.

Os grupos são constituídos por funcionários e funcionárias de modo voluntário, com apoio de um diretor ou diretora que atua como apoiador. Esses grupos são responsáveis por propor e realizar ações relacionadas a esses públicos com o intuito de trazer aliados para a governança de Diversidade & Inclusão.