
Mais de 1,8 milhão de veículos das marcas Chrysler, Dodge, Jeep e Ram passaram a alertar motoristas dos Estados Unidos e do Canadá sobre perigos nas estradas e presença de ambulâncias e caminhões de bombeiros por meio do sistema de infoentretenimento Uconnect.
O recurso foi uma sugestão de uma funcionária da Stellantis com deficiência auditiva, que em 2021 quase colidiu com um veículo de emergência que ela não conseguia ouvir. Segundo a empresa, o recurso começou a ser implementado no ano passado.
– Faça a sua inscrição no #ABX23 – Automotive Business Experience
Uma atualização over-the-air adicionou o sistema aos veículos a partir do ano/modelo de 2018. As notificações vêm da plataforma Safety Cloud da HAAS Alert, solução de alerta digital de veículo usada por milhares de frotas rodoviárias públicas e privadas na América do Norte.
A montadora testou primeiro os avisos sem som, depois adicionou bipes para chamar a atenção do motorista com base no feedback do cliente. A equipe do HAAS Alert trabalhou com a Stellantis no local durante as primeiras rodadas de testes.
A plataforma Safety Cloud informa aos motoristas quando os veículos de emergência estão próximos, desde que esses veículos estejam com suas luzes ou sirenes ligadas.
VEJA MAIS:
– Presidente da Stellantis diz que receita para o carro popular é complexa
– Stellantis e VWCO são as montadoras mais bem posicionadas para 2023
Alerta para veículos desativados
A Stellantis pretende expandir os alertas para veículos desativados à lista de perigos sobre os quais os motoristas podem ser notificados. O recurso Hazard Enhanced Location Protocol, ou HELP, vem da Emergency Safety Solutions Inc. e usa o HAAS Alert Safety Cloud.
A Stellantis diz que dá de 15 a 20 segundos de aviso de que um veículo desativado está à frente, o que significa que os motoristas seriam notificados a cerca de 400 metros de distância ao dirigir em velocidade de cruzeiro.
Veículos equipados com HELP com iluminação LED podem ser programados para piscar as luzes de advertência de perigo e outras luzes externas em uma taxa e padrão cientificamente ajustados para melhor chamar a atenção dos motoristas.