logo

bateria estado solido

Stellantis terá carro com bateria de estado sólido em dois anos

O primeiro carro elétrico da Stellantis com bateria de estado sólido já tem data e modelo definidos. A montadora vai iniciar os testes com a tecnologia em um modelo da Dodge a partir de 2026.
Author image

cria

23 out 2024

1 minutos de leitura

StellantisbateriaestadoSolido.jpg

A ideia da Stellantis e de sua parceira Factorial, fornecedora do sistema, é iniciar os testes com uma frota piloto do modelo Charger Daytona. O primeiro muscle car elétrico da fabricante e da icônica linha da Dodge usa plataforma STLA Large e foi apresentado em março.


SAIBA MAIS:
– Stellantis faz investimento milionário para produzir carros elétricos nos EUA
– Volkswagen firma acordo para produção de baterias em estado sólido


O veículo usará células com a chamada tecnologia Fest. A densidade energética da bateria de estado sólido usada pela Stellantis tem densidade energética de 390 Wh/kg (Watt-hora por quilograma). Uma bateria comum de lítio em um carro elétrico tem de 100 a 300 Wh/kg, por exemplo.

Bateria de estado sólido pode reduzir custos

Segundo a Stellantis, a bateria de estado sólido oferece maior densidade de energia, menor peso e melhor desempenho. Além disso, fala aos cofres: tem forte potencial para redução no custo total do veículo ao longo do tempo. 

“Acreditamos que a tecnologia de estado sólido terá um papel crucial na implementação da próxima geração de veículos elétricos com desempenho aprimorado e custos reduzidos”, valoriza Siyu Huang, CEO e co-fundador da Factorial.

A parceria entre Stellantis e a empresa foi firmada em 2022. Na ocasião, a fabricante de veículos fez investimento de US$ 75 milhões na Factorial.