
Na terça-feira, 7, Stellantis e dSpace assinaram parceria para acelerar o tempo de desenvolvimento de novos veículos e a geração de soluções aos clientes. As empresas vão trabalhar em software para que o projeto de novos carros tenham etapas mais rápidas de simulação e validação digital.
O memorando de entendimento entre a montadora e a empresa alemã de tecnologia prevê a integração da plataforma Veos, da dSpace ao Stellantis Virtual Engineering Workbench (VEW) – sistema da própria fabricante de veículos para o desenvolvimento de veículos em nuvem que promete reduzir em até 100 vezes o tempo de projeto de novos carros.
A solução, aponta a Stellantis, permite aproveitar o ambiente virtual para desenvolver, integrar, testar e otimizar soluções de software ainda que o próprio hardware não esteja pronto. Assim, a empresa diz diminuir o tempo de projeto de novos carros, com incremento na qualidade.
Atualização do carro over-the-air
Yves Bonnefont, Chief Software Officer da Stellantis, comentou, em comunicado, a parceria com a dSpace. “Essa colaboração é fundamental para concretizar nossa visão de veículos inteligentes e conectados, proporcionando aos clientes melhorias contínuas por meio de atualizações over-the-air.”
O sistema de atualização do carro on-line, sem a necessidade de um software específico, ganhou visibilidade com a Tesla e passou a ser utilizado por várias marcas nos últimos anos, como Volvo, Ford e GWM.
O CEO da empresa de software, Carsten Hoff, diz que a colaboração permitirá coletar informações direto dos clientes. Com isso, a empresa pretende aprimorar os produtos e soluções digitais.