
Com custo de US$ 4,1 bilhões, a instalação na cidade de Windsor (província de Ontário) deve começar a ser construída ainda neste ano e ter seu início de produção no primeiro trimestre de 2024. A usina pretende ter uma capacidade de produção anual superior a 45 gigawatts-hora (GWh) e criará cerca de 2.500 novos empregos na região.
Windsor é sede do maior cluster automotivo do Canadá. A Stellantis e a LG esperam que a nova fábrica sirva como um catalisador para o estabelecimento de uma forte cadeia de fornecimento de baterias na região.
“Nossa joint venture com a LG Energy Solution é mais um degrau para alcançar nosso agressivo plano de eletrificação na região, que visa atingir a marca de 50% no mix de vendas de veículos elétricos à bateria nos EUA e Canadá até o final da década”, disse em nota Carlos Tavares, CEO de Stellantis.
“O anúncio de hoje de uma unidade líder mundial para produzir baterias de veículos elétricos em Windsor é um investimento em nossos trabalhadores, nossas comunidades e nosso futuro. Parcerias como essas são fundamentais para criar novos empregos e colocar o Canadá na vanguarda da economia limpa’, afirmou Justin Trudeau, Primeiro Ministro do Canadá.
Atualmente, a Stellantis planeja que, até 2030, 100% das vendas de carros leves sejam de elétricos na Europa. Para a América do Norte, a meta é 50%.