
A Stellantis parece ter noção do quão importante e necessária é a inovação aberta para o crescimento e perenização de um grande grupo, ainda que consolidado. Não à toa, de acordo com o ranking Top Open Corps 2022, ao lado de Mercedes-Benz e Randoncorp é a companhia do setor que mais contratou jovens empresas a fim de ter acesso a novas oportunidades de negócios.
Na terça-feira, 4, o grupo organizou o Stellantis Talks, evento focado em sua estratégia de open innovation. No encontro, realizado na aceleradora Cubo, a Stellantis fez questão de frisar que a parceria com as startups, além de ter a capacidade de remodelar a indústria automobilística, é importante para a companhia, que pretende acelerar a inovação centrada no cliente.
LEIA MAIS:
– Conheça 7 novas tecnologias de startups testadas e premiadas pela Stellantis
– Stellantis faz parceria para desenvolvimento de startups
Além disso, os considerados “parceiros-chave” do grupo são fundamentais em outros tópicos. As startups, segundo a Stellantis, são cruciais para que o grupo possa atingir metas impostas pela estratégia Dare Forward 2030. Apresentado em março de 2022, o plano traça um caminho para que a gigante da indústria, dona de 14 marcas de relevância para o setor, dobre suas receitas e chegue à neutralidade de carbono.
“As startups se destacaram com uma surpreendente variedade de serviços e produtos, remodelando setores inteiros, e algumas vezes até mudando a próprio conceito de empresa”, ressalta a Stellantis. O grupo destaca ainda que, além do que já foi citado, investe em jovens empresas para “gerar novas receitas e/ou reduzir custos” e também com o intuito de “entregar liberdade de mobilidade para todos”.
Parcerias entre Stellantis e Startups
A Stellantis trabalha com as startups, segundo o grupo, de duas formas. A primeira delas é o Venture Studio, hub com centenas de contratos assinados com jovens empresas espalhadas pelo mundo (sendo 30 delas na América do Sul e, por conseguinte, no Brasil) e com produtos e soluções centradas na experiência do cliente, qualidade, manufatura, supply chain, performance, sistemas autônomos e outras áreas.
O segundo braço é o Stellantis Ventures. O fundo de risco corporativo investe em “ideias ousadas com potencial para mudar o futuro da mobilidade” e anseia por “maximizar o potencial de empresas, deixando espaço para seus fundadores e ao mesmo tempo apoiá-los quando precisam”.
O fundo de € 300 milhões (R$ 1,57 bi em conversão direta) tem, atualmente, 11 investimentos-chave em mobilidade sustentável. Três projetos, de acordo com a Stellantis, serão lançados ainda este ano. Eles abarcam tecnologia de Inteligência Artificial, biblioteca digital e desenvolvimento e oferecimento de serviços voltados para e-bikes.
Projeto inovador em colaboração com a Embeddo
No encontro, houve ainda a apresentação de um case inovador em parceria com a brasileira Embeddo, top 1 Autotech 2022 de acordo com a 100 Open Startups, com foco em Indústria 4.0. A startup combina Computação de Borda, IIoT e IA para desenvolver e fornecer soluções que atendam aos anseios e resolvam determinadas dores de empresas.
– Faça sua inscrição no #ABX23, encontro mais influente do ecosssistema automotivo e da mobilidade
As soluções da Embeddo “permitem o processamento de dados em tempo real na borda, ajudando os clientes a coletar, analisar e agir sobre dados de forma mais rápida e eficiente”. No caso da Stellantis, foi elaborado sistema inteligente com análise de esforço de fechamento de portas com o objetivo de melhorar a experiência do cliente e também a percepção de qualidade.