logo

cadeia automotiva

Stellantis pressiona fornecedores por eletrificação viável

O caminho para a eletrificação é inevitável, mas a Stellantis quer dividir a conta. Quem deixou isso bem claro foi Carlos Tavares, CEO da empresa. Depois do recente anúncio do plano estratégico global Dare Forward 2030, o chefão do quarto maior grupo automotivo do mundo avisou que os fornecedores terão de fazer um esforço para ajudar a tornar o carro elétrico acessível.
Author image

cria

08 mar 2022

2 minutos de leitura

stellantis-logo-bandeira.jpg

Em entrevista à Automotive Information, Tavares afirmou que, ao mesmo tempo em que a Stellantis investe bilhões de dólares em projetos de eletrificação, os fornecedores devem “absorver esses preços adicionais com a mesma eficácia”. Mas ressaltou que a montadora não pode ser vista como o vilão em um cenário criado pelas autoridades públicas, que impõem metas cada vez mais apertadas de redução nas emissões de poluentes pelos veículos, pressionando rumo à eletrificação.

“Não é porque somos o policial mal. É porque vemos a magnitude do problema”, declarou o presidente da Stellantis.

Busca coletiva por redução de custos

Segundo o executivo, a Stellantis e seus fornecedores vão caminhar juntos nessa jornada de eletrificação. Ao mesmo tempo em que busca a redução de custos para a produção dos futuros veículos elétricos, a montadora também espera que a cadeia de valor faça o mesmo.

“Eles [os fornecedores] podem não gostar do fato de que somos muito francos ou muito claros, mas, de alguma forma, precisam expressar alguma gratidão pelo fato de que estamos dando prazos suficientes para eles providenciarem isso”, afirmou o CEO da Stellantis.

Na visão de Carlos Tavares, segundo a reportagem, as montadoras vão precisar vender muitos veículos com baixas emissões. E manter esses carros com preços dentro do orçamento dos consumidores pode ser essencial. 

“É um ciclo muito breve, do tipo: ‘Você é honesto sobre trazer sua contribuição para reparar o problema do aquecimento global?’. O que implica em descobrir conceitos extras para reduzir os custos para manter a eletrificação acessível à classe média”, explicou.

Planos robustos para veículos elétricos

Anunciado na primeira semana de março, o plano Dare Forward 2030 prevê metas de eletrificação para todo o grupo Stellantis. O objetivo é ser zero emissão de carbono até 2038. Além disso, serão 75 novos modelos até 2030, com opções elétricas em todas as 14 marcas do conglomerado e em todos segmentos, com meta de vendas globais de 5 milhões de unidades por ano.