logo

Stellantis recebe Leapmotor e pressiona marcas do grupo

CEO da companhia coloca em xeque futuro de tradicionais divisões da empresa que dão prejuízo
Author image

Redação AB

29 jul 2024

1 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A Stellantis registrou um lucro menor do primeiro semestre do ano e o CEO da companhia, Carlos Tavares, exerceu pressão sobre os resultados das marcas controladas pela montadora enquanto dá boas-vindas à Leapmotor.

“Se não fizerem dinheiro, vamos encerrá-las. Não podemos nos dar ao luxo de ter marcas que não registram lucros”, disse o executivo durante a divulgação do balanço da empresa.


SAIBA MAIS:
– Parceria entre Stellantis e Leapmotor também será industrial
– VP da Stellantis assume Leapmotor na América do Sul


A companhia detém 14 marcas, e nem todas compartilham do mesmo brilho no mercado global de automóveis. Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën figuram na lista de marcas de destaque da companhia, com bons volumes na Europa e nas Américas.

Por outro lado, Chrysler, Dodge e Lancia se mostram como um contraponto na comparação com o desempenho das marcas Stellantis que vendem mais.

Leapmotor alavanca eletrificação da Stellantis

Enquanto a empresa se articula para uma eventual reestruturação das marcas do grupo, se prepara também para iniciar a operação comercial de outra empresa, a Leapmotor. Para quem não se lembra, a Stellantis criou uma joint-venture com a companhia chinesa, criando a Leapmotor International.

A criação da nova empresa possibilitou à Stellantis vender veículos elétricos Leapmotor em qualquer mercado do planeta afora a China.

Sobre isso, Carlos Tavares disse que um primeiro lote de modelos da marcas estão para desembarcar em breve na Europa – cerca de 800 unidades. O lançamento na região está previsto para ocorrer em setembro.