
A fábrica terá capacidade de produção anual inicial de 23 gigawatts-hora, com possibilidade de aumento para até 40 gigawatts-hora no futuro. A unidade será instalada no mesmo estado norte-americano onde a Chrysler mantém diversas instalações para expandir sua produção de veículos elétricos.
Unidade Stellantis e Samsung vai abastecer três países
Segundo fontes da agência de notícias, essa fábrica de baterias deve ser construída perto das unidades de motores, fundição e transmissão da Stellantis em Kokomo, cidade localizada Indiana, com o objetivo de atender às lihas de montagem de veículos nos EUA, Canadá e México – desde híbridos plug-in até carros elétricos com baterias completas.
As empresas não confirmaram oficialmente a informação. A Stellantis afirmou ainda que será feito nesta terça-feira, 24, um anúncio sobre o futuro das operações em Kokomo, que envolve o diretor de operações norte-americano da montadora, Mark Stewart, e o governador de Indiana, Eric Holcomb.
No ano passado a fabricante anunciou investimento de US$ 229 milhões em suas três fábricas de Kokomo para produzir transmissões eletrificadas de oito velocidades.
Joe Biden deu spoiler
Na sexta-feira, 20, o presidente Joe Biden disse que a “Samsung também trabalhará com a Stellantis em uma joint venture para construir uma nova instalação nos Estados Unidos que fabricará baterias para veículos elétricos”, durante uma visita ao campus da Samsung na Coreia do Sul.