
A Stellantis firmou parceria com as gigantes da tecnologia Blackberry e Amazon para acelerar o tempo de desenvolvimento do software de sistemas de entretenimento a bordo.
Com a adoção da nova plataforma, a expectativa é que o tempo necessário para realizar alterações nos sistemas seja reduzido em até 100 vezes.
VEJA MAIS:– Stellantis mexe no comando de suas operações na América do Sul– Stellantis terá centro de economia circular para reciclar veículos e peças no Brasil
A ferramenta foi batizada simplesmente de “virtual cockpit”. A tecnologia será capaz de replicar os controles do carro e as funcionalidades do sistema de entretenimento, por meio do uso do software QNX Hypervisor, da Blackberry, com base em informações armazenadas na nuvem pela Amazon Web Services.
Mudanças em 24 horas
Graças à ferramenta, designers e engenheiros da Stellantis poderão replicar a experiência do interior de uma determinada marca e modelo com “mínimo esforço”. Será possível realizar alterações em tempo real com base em informações fornecidas pelo consumidor, por exemplo.
De acordo com a Stellantis, a representação virtual de ajustes de gráficos, áudio, telas táteis e controles emula um veículo real, mas sem a necessidade de mudar o software responsável por controlá-los.
Com isso, o tempo de desenvolvimento de cada processo poderá ser acelerado de forma significativa, fazendo com que uma mudança que levaria meses para ser concluída possa ser realizada em apenas 24 horas.
“O software está se tornando cada vez mais importante nos veículos e nos leva a inovar a maneira como desenvolvemos e validamos cada novidade. Com o virtual cockpit, poderemos revolucionar não apenas nossa forma de trabalhar, mas também a dos nossos fornecedores e parceiros na indústria”, disse Yves Bonnefont, diretor de desenvolvimento de software da Stellantis.
Embora a Stellantis não esteja presente nesta edição da CES 2024, a Blackberry realizará uma apresentação do QNX Hypervisor na feira realizada em Las Vegas. Detalhes da nova plataforma, porém, serão anunciados apenas nos próximos meses.
