
A Stellantis firmou uma parceria com Uber, Nvidia e Foxconn para desenvolver carros autônomos.
As empresas vão trabalhar para desenvolver a tecnologia de condução autônoma de nível 4.
O acordo é uma junção de forças: a Stellantis entra com a engenharia e expertise em manufatura de veículos, a Nvidia com a tecnologia de softwares de condução autônoma e inteligência artificial, a Foxconn com sua capacidade avançada em eletrônica e a Uber com a liderança em transporte privado por aplicativo.
Parceria terá plataformas compatíveis com novas tecnologias
A iniciativa é a mais nova cartada da Stellantis no setor de mobilidade. Recentemente, a empresa fechou um acordo com a Pony.ai para testar veículos autônomos na Europa.
A Stellantis vai fornecer as plataformas K0 Medium Size Van e a STLA Small. Esta última será lançada em larga escala na Europa a partir de 2026.
A montadora, inclusive, já se comprometeu a desenvolver projetos compatíveis com o uso das tecnologias de Nvidia e Foxconn.
Os projetos desenvolvidos sobre as plataformas da Stellantis serão focados em arquiteturas acessíveis e versáteis.
Stellantis prevê produção de carros autônomos em 2028
A Uber pretende usar veículos autônomos da Stellantis em algumas cidades pelo mundo. Inicialmente, cinco mil veículos vão participar dos testes operacionais nos Estados Unidos.
Programas piloto e testes devem se intensificar nos próximos anos. O início de produção (ou SOP, de Start of Production) está previsto para 2028.
Antonio Filosa, CEO da Stellantis, comentou sobre o acordo com as empresas.
“Construímos plataformas prontas para veículos autônomos para atender à crescente demanda do mercado. Ao nos unirmos com líderes em inteligência artificial, tecnologia e mobilidade, nosso objetivo é criar uma solução escalável que entregará mobilidade mais inteligente, segura e eficiente para todos”.