logo

Stellantis trabalha em motores de combustão movidos a hidrogênio

Para CEO Carlos Tavares, tecnologia pode se mostrar como alternativa mais barata aos veículos elétricos equipados com baterias
Author image

Redação AB

11 dez 2023

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A Stellantis está trabalhando em motores movidos por células a hidrogênio. A informação partido do CEO Carlos Tavares, durante inauguração da fábrica de células da Symbio em Lyon, França.

A Symbio é uma joint venture controlada pela montadora, a Forvia e a Michelin. “A injeção de hidrogênio é uma das quatro tecnologias em que estamos trabalhando”, afirmou Tavares após a inauguração da fábrica.


LEIA MAIS:– Stellantis fará híbridos em todas suas fábricas no Brasil, a começar por Pernambuco– Stellantis prevê que 20% do mercado brasileiro será de plug-ins em 2030– Sete anos depois, como está o polo automotivo da Stellantis em Pernambuco– Motor a etanol da Stellantis surge como trunfo nas vendas corporativas


Ele criticou os legisladores da União Europeia pelos seus métodos, considerados pelo executivo como “brutais”, para afastar os fabricantes de automóveis dos combustíveis fósseis e orientá-los para produção de modelos eletrificados.

“Agora o pensamento dogmático está sendo prejudicado pela realidade, porque se não houver preços acessíveis, as pessoas não poderão pagar por isso”, disse Tavares.

A Stellantis diz que diversifica suas opções de powertrain para atender aos clientes para os quais o carregamento de veículos elétricos é uma desvantagem.

“A verdadeira competição ocorre entre células de combustível, elétricos a bateria, motores de combustão interna a hidrogênio e até combustíveis sintéticos”, disse Tavares. “Veremos nos próximos anos qual será a melhor solução para os cidadãos.” 

A queima de hidrogênio em motores de combustão tem sido vista como a solução mais fácil no contexto das emissões zero, uma vez que teria, em tese, uma cadeia de fornecimento menos crítica na comparação com aquela que abastece as linhas de veículos equipados com baterias.

Tavares não disse quais veículos da Stellantis seriam oferecidos com motores de combustão de hidrogênio. Porém, a montadora já começou a vender sua linha K0 de vans de médio porte com opção de célula de combustível de hidrogênio.

A Stellantis também oferecerá uma versão com célula de hidrogênio da picape Ram Heavy Duty nos Estados Unidos no fim de 2026 ou início de 2027, disse Tavares.