
A Stellantis está trabalhando em uma estratégia industrial na tentativa de minimizar as chances de problemas com o fornecimento de semicondutores.
Até o momento, a empresa garantiu o fornecimento de semicondutores críticos com um valor de compra de mais de 10 bilhões de euros até 2030.
SAIBA MAIS:
– S&P aponta para diminuição da crise dos chips em 2023
– Falta de chips tirou 1,2 milhão de veículos das linhas de produção até maio
Os acordos de fornecimento cobrem vários microchips vitais para o funcionamento de um automovel, incluindo sistemas de entretenimento a bordo, arquitetura elétrica e assistência de direção autônoma.
Stellantis toma providências para evitar escassez de componentes
Paralelamente, a Stellantis desenvolve um planejamento complexo para impedir a falta de chips. De acordo com a empresa, o plano inclui medidas como:
– Implementação de um banco de dados de semicondutores para ter fácil acesso ao conteúdo de semicondutores.
– Avaliação sistemática de riscos para evitar e remover proativamente as partes fora de linha.
– Previsão de demanda de longo prazo de chips para dar suporte a acordos e assegurar suprimentos com fabricantes de chips e fundições de silício.
– Implementação e aplicação de uma ‘Lista Verde ‘ para reduzir a diversidade de chips e, em caso de escassez futura, colocar a Stellantis no controle das ações.
– Compra direta de peças de função crítica em fabricantes de chips, estabelecendo acordos dde longo prazo para fornecimento de chips.
Chips podem ser feitos pela própria montadora
A Stellantis já estabeleceu conversas com parceiros estratégicos de semicondutores, como Infineon, NXP Semiconductors, onsemi e Qualcomm para assegurar componentes para os futuros produtos baseados na plataforma modular STLA.
– Faça sua inscrição no #ABX23, encontro mais influente do ecossistema automotivo e da mobilidade
Além disso, a Stellantis está trabalhando com AiMotive e SiliconAuto para desenvolver seus próprios semicondutores no futuro.
“Uma estratégia eficaz de semicondutores requer uma compreensão profunda dos semicondutores e da indústria de semicondutores. Temos centenas de semicondutores muito diferentes em nossos veículos. Construímos um ecossistema abrangente para mitigar o risco de que um chip ausente possa parar nossas linhas”, disse Maxime Picat, Chief Purchasing and Supply Chain Officer da Stellantis.
