logo

none

Strada Cabine Dupla chega por R$ 46,4 mil

A Fiat dá mais um passo inovador para consolidar a liderança de nove anos no segmento de picapes compactas com o lançamento da Strada Cabine Dupla, dirigida principalmente para jovens picapeiros urbanos.
Author image

cria

07 jul 2009

4 minutos de leitura

G_noticia_3996.jpg

O projeto foi desenvolvido no Centro de Estilo da Fiat para a América Latina, em Betim, MG. O veículo, homologado para quatro passageiros, custará a partir de R$ 46,4 mil, com um ano de garantia. Um de seus atrativos é o opcional Locker, para travar o diferencial e sair de situações (razoavelmente) difíceis.

Com motor flex 1.8 de 114 cavalos quando abastecido com álcool, a nova versão integra a família Adventure e amplia a gama da marca para oito versões e três tipos de cabines: simples, estendida e dupla.

Em troca do espaço para os passageiros, a caçamba fica com a capacidade de carga reduzida para 580 litros de carga, contra 800 da versão com cabine estendida e 1.100 da cabine simples.

A tampa traseira com chave é removível e uma barra no teto, exclusiva para a versão, mais longa, permite o transporte de objetos.

A aparência geral sugere um veículo resistente, dinâmico e com design agradável, que vai emplacar junto aos jovens urbanos. O fabricante, no entanto, acredita que o carro também é bom para o trabalho e terá frotistas entre os usuários.

Avaliação

A Strada Cabine Dupla foi apresentada pela primeira vez na Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu.
Automotive Business participou do evento e fez um rápido teste com o veículo, através da barragem da usina e terrenos com piso ruim, comprovando as boas qualidades para uso urbano e até mesmo em condições de piso adversas quando o opcional Locker é acionado.

O veículo acomoda bem os quatro passageiros, desde que o banco de trás leve pessoas com até 1,80 de altura. É relativamente fácil entrar atrás e o banco dianteiro possui dispositivo de memória que permite voltar à posição pré-determinada anteriormente. As laterais trazem portas-objetos. Os vidros laterais são maiores, mas não abrem – ao contrário do traseiro, corrediço.

A bordo do carro você se sente como nos outros veículos da família Palio com bom nível de acabamento. O volante traz regulagem de altura e o banco com regulagem milimétrica do encosto. O quadro de instrumentos é exclusivo para a versão. Há no painel bússola e inclinômetros longitudinal e transversal.

Componentes e opcionais

O Strada Cabine Dupla, que passou por 45 mil horas de desenvolvimento e percorreu 250 mil quilômetros em testes, sai de fábrica praticamente completo. Há direção hidráulica, ar-condicionado, vidros elétricos de um toque e antiesmagamento, travas elétricas, computador de bordo, volante com regulagem de altura, My Car Fiat (para personalizar várias funções) e a função Follow Me Home, que acende temporariamente os faróis baixos com o veículo desligado.

As rodas em liga leve de 15” trazem pneus de uso misto 205/70 R15.

O quadro de instrumentos é diferenciado e o painel frontal traz bússola e inclinômetros longitudinal e transversal. Ha luz de direção integrada nos retrovisores externos, brake light, faróis de profundidade e de neblina, portas-garrafa nas laterais traseiras, janela traseira corrediça com grade protetora e porta-escadas, protetor de motor e câmbio e caçamba com tampa removível, com chave e também com protetor, entre muitos outros.

Entre os opcionais alguns são inéditos em seu segmento, como o Adventure Locker, sensores de chuva e crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico e rádio Connect, que é composto pelo rádio CD player com RDS, leitor de MP3 e WMA, viva-voz Bluetooth e entradas USB e iPod.

O veículo pode ser equipado com ABS e air bag duplo, retrovisores externos elétricos, teto solar, bancos revestidos parcialmente em couro e volante revestido em couro.

Fazendo história

A história da Fiat Automóveis com picapes começou em 1977 com o lançamento da Pick-up 147, a primeira derivada de um automóvel. Em 1995 veio a Trekking, primeiro veículo com características de off-road light do mercado brasileiro.

A Strada chegou em 1998 como parte da família Palio – maior, mais moderna e mais completa que suas antecessoras. Um ano depois ela inovou com a cabine estendida, inédita no segmento e um sucesso imediato: as versões do gênero representam 60% das vendas do modelo.

Em 2000 o Fiat Strada tornou-se líder de seu segmento pela primeira vez. No ano seguinte, renovada, ganhou a versão Adventure e ficou com espírito mais jovem e esportivo que agradou os consumidores.

Em 2008 a versão Adventure trouxe mais um item que o mercado mundial nunca havia visto: o Locker, sistema de bloqueio de diferencial que deu um status de off road leve ao veículo.