
O sistema fornece assistência ao condutor ao incorporar vários recursos, tais como freio, piloto automático e acelerador eletrônico, que detecta, além de outros veículos, pedestres, ciclistas e motociclistas em sua trajetória que possam causar colisões. Em uma pesquisa da Fuji Heavy Industries (FHI), fabricante dos automóveis Subaru, a partir de dados do Instituto de Pesquisa de Acidentes de Trânsito e Análise de Dados do Japão, mostra que de 10 mil ocorrências, os modelos equipados com o sistema EyeSight tiveram 61% menos acidentes resultando em ferimentos ou mortes, quando comparado com veículos que não possuem essa tecnologia. Considerando apenas os acidentes entre veículos, os números mostram que os modelos Subaru com EyeSight se envolveram em 84% menos sinistros.
Atualmente, os modelos Subaru com a tecnologia são vendidos no Japão, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Europa e China.
Nos Estados Unidos, o Insurance Institute for Highway Safety (IIHS) concedeu aos modelos Subaru equipados com esse sistema a melhor classificação no ranking 2017 dos seus testes de prevenção de colisão frontal, o mesmo ocorreu no Japão pela Japan New Car Assessment Program (JNCAP). Situação semelhante ocorreu nos testes realizados pela Euro NCAP (European New Car Assessment Programme), na Europa, onde os modelos obtiveram a nota máxima de cinco estrelas na avaliação do nível de segurança.