
A tecnologia atual aplicada nesses propulsores permitiu que o Forester Sport 2.0 aspirado recebesse nota “A” no selo de eficiência energética. A origem do termo Boxer vem do movimento executado pelos pistões do lado esquerdo contra os do direito, semelhante ao realizado por dois pugilistas.
É claro que quando se trata de motores Boxer a grande referência não é a Subaru, mas o modelo criado por Ferdinand Porsche na década de 1930 e que ganhou o mundo como Volkswagen Sedan (Fusca) após a Segunda Guerra Mundial. A Porsche mantém a tradição de utilizar esses propulsores em seus esportivos.
Num motor com os cilindros horizontalmente opostos, os pistões se movimentam em uma disposição simétrica e contrapostos, anulando, assim, a força de inércia entre eles. Isso resulta em nível reduzido de vibrações, contribuindo para um funcionamento suave do motor, independentemente da faixa de rotação.
Outra vantagem quando comparados com os propulsores em “linha” ou em “V” é o baixo centro de gravidade, que aumenta a estabilidade e contribui para uma condução segura em alta velocidade e curvas rápidas.