
A Sumitomo Rubber Industries desenvolve dispositivo capaz de estimar o desgaste dos pneus. Segundo a empresa, dona da marca Dunlop, a novidade aproveita a rotação da roda para gerar eletricidade, “podendo ser utilizado para fornecimento de energia para sensores periféricos instalados dentro e ao redor dos pneus, sem depender de baterias”.
Desta forma, com a tecnologia será possível calcular o desgaste dos pneumáticos além do estado de conservação da banda de rodagem.
Desgaste do pneu medido por ondas de tensão
A tecnologia desenvolvida em parceria com o professor Hiroshi Tani, da Universidade de Kansai, no Japão, possibilita o cálculo do desenho do “footprint” – ou seja, a “pegada” deixada pelo veículo no solo -, bem como suas medidas e o ciclo de rotação. Essa estimativa é realizada por meio de ondas de tensão geradas pelo dispositivo, obtidas à medida em que os pneus giram em contato com o solo
Em nota, o Grupo Sumitomo Rubber afirma que essas novas tecnologias também “fornecerão um maior know-how para o desenvolvimento de novos pneus no futuro.”
