logo

ESG

Sumitomo mostra resultados de relatório ESG

Empresa de pneus avançou em logística reversa e eficiência energética, ampliou projetos sociais e reforçou a ética corporativa.
Author image

Redação AB

24 jul 2025

3 minutos de leitura

A Sumitomo Rubber do Brasil, dona das marcas Dunlop, Falken e Sumitomo, divulgou o seu relatório de ESG (meio ambiente, social e governança). O documento traz resultados de reaproveitamento de resíduos, logística reversa, eventos de diversidade, e ações sociais.


No #ABX25 você confere os debates mais estratégicos do setor automotivo e da mobilidade


A empresa de origem japonesa é uma tradicional fabricante de pneus para carros, motos, caminhões e ônibus, com capacidade produtiva de 25 mil pneus por dia.

Veja os principais destaques do relatório ESG da Sumitomo:

Meio Ambiente (E)

  • Aterro Zero: Desde 2022, a fábrica da Sumitomo, em Fazenda Rio Grande (PR), é aterro zero, o que significa que a empresa parou de enviar seus resíduos para aterros sanitários e passou a dar uma destinação mais adequada.

    Com isso, em 2024, 25% dos resíduos reciclados retornam como matéria-prima, 27% passaram por tratamento de efluentes e 48% dos resíduos foram convertidos em energia.

  • Logística Reversa: A empresa cumpriu a 100% meta estabelecida pelo Ibama, direcionando corretamente mais de 53 toneladas de pneus sem vida útil, em parceria com a Reciclanip.

    Com essa iniciativa, a borracha é transformada em ecoasfalto, artefatos de borracha ou é utilizada como substituta de combustíveis fósseis na geração de energia.

  • Reflorestamento: A Sumitomo também ampliou suas ações de reflorestamento com o plantio de mais de 600 mudas de arbustos em sua unidade no Paraná.
  • Eficiência energética: Com investimentos em suficiência energética, a empresa teve uma pequena redução no consumo de energia elétrica e de gás natural, em relação a 2023.
  • Iniciativas sustentáveis: A partir da sugestão dos colaboradores, foram implementadas 14 novas iniciativas para gerar economia financeira, preservação ambiental e melhorias para os funcionários.

    As ações incluem, por exemplo, a redução dos custos com importação e exportação, e o reaproveitamento de pallets plásticos de matérias-primas, que antes eram descartados e agora passaram a ser utilizados no armazém de pneus

Social (S)

  • Diversidade: A empresa promoveu diversos eventos sobre diversidade e inclusão, com 340 participações ao longo do ano. Também iniciou uma atividade de letramento para lideranças.
  • Doações: Em 2024, a Sumitomo realizou doações para famílias atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Para isso, foi feita uma grande campanha de arrecadação de alimentos, água, roupas, itens de higiene, materiais de limpeza e ração para animais.
  • Come On: Outro destaque é a iniciativa Come On, voltada à orientação vocacional de jovens aprendizes e estudantes da rede pública de ensino.

    O projeto foi criado em 2015 e tem como objetivo ajudar os jovens a se conhecerem melhor e fazerem escolhas profissionais mais conscientes e seguras. Para isso, o programa inclui atividades práticas, troca de experiências, dinâmicas em grupo e momentos de escuta ativa.
  • Engajamento interno: Em maio, o “mês do Energy Saving” mobilizou mais de 1.600 participações em atividades educativas, demonstrando o engajamento dos colaboradores com as metas de sustentabilidade.

Governança (G)

  • Cultura organizacional: Na área da governança, a Sumitomo promoveu campanhas o “Mês da Ética”, “Mês da Nossa Filosofia” e o evento esportivo Undokai para promover a integração e fortalecer a cultura da empresa.
  • Clima organizacional: Em 2024, a pesquisa de clima organizacional teve 91% de participação dos colaboradores, que elegeram a Sumitomo como um dos “Lugares Mais Incríveis para Trabalhar”, certificada pela FEEx – FIA (FIA Employee Experience).
  • Premiação interna: A empresa teve mais engajamento no programa dos 5R’s (Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar). A premiação interna reconhece as iniciativas mais sustentáveis dos colaboradores.

    Em 2024, foram inscritos 21 projetos inscritos, como reaproveitamento de materiais, redução de papel e iniciativas domésticas sustentáveis.