
O BYD Yangwang U9 Xtreme se tornou o carro elétrico mais rápido a completar uma volta na pista de Nürburgring Nordschleife, na Alemanha.
O recorde de 6 minutos e 59,157 segundos aconteceu em agosto de 2025. Além de superar a antiga marca em mais de cinco segundos, o veículo foi o primeiro carro elétrico a completar uma volta em menos de sete minutos. A pista de Nürburgring Nordschleife tem 20,832 km de extensão.
O piloto alemão Moritz Kranz, que já completou mais de 10 mil voltas no circuito, é quem estava ao volante do superesportivo da BYD.
Quatro motores elétricos alimentam superesportivo da BYD
O Yangwang U9 Xtreme é feito sobre a plataforma de 1.200 V de alta tensão da BYD. Ele usa quatro motores elétricos que, juntos, entregam mais de 3.000 cv. A relação peso/potência é de 1.217 cv por tonelada.
Em setembro, o superesportivo da BYD se tornou o carro mais rápido produzido em série na atualidade. O veículo atingiu a velocidade máxima de 496,2 km/h em um autódromo na Alemanha. Com isso, o supercarro desbancou o Bugatti Chiron Super Sport, até então o veículo de produção mais rápido do mundo após atingir 490,4 km/h em 2019.
O U9 Xtreme recebeu algumas modificações para quebrar o recorde em Nürburgring. O carro ganhou novo sistema de resfriamento, freios de liga de titânio com discos de carbono-cerâmica e pneus semi-slick desenvolvidos com a Giti.
Primeiro exemplar do BYD Yangwang U9 Xtreme é de um brasileiro
O BYD Yangwang U9 Xtreme já foi assunto no Brasil na semana passada.
Isso porque um brasileiro adquiriu a primeira das 30 unidades produzidas. O futuro proprietário é o empresário Leo Sanchez.