logo

Superesportivo da Red Bull tem tecnologia da F1 e motor híbrido terceirizado

Feito por projetista da equipe de Max Verstappen, RB17 estreia ainda este ano
Author image

Vitor Matsubara

08 jan 2024

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

O RB17, o superesportivo para as ruas que a Red Bull vai lançar em breve, será equipado com motor V8 híbrido biturbo de 1.250 cv “terceirizado”. A informação foi revelada pelo chefe da equipe, Christian Horner, em entrevista à Sky Sports,

O projeto do RB17 está a cargo da Red Bull Advanced Technologies (RBAT), braço comercial de tecnologia da equipe de Fórmula 1. A ligação com o time da principal categoria automobilística permitirá o uso de várias tecnologias vindas das pistas de competição, desde que legalizadas para uso nas ruas.

Horner, contudo, não revelou o nome da fabricante responsável pelo conjunto híbrido do superesportivo da Red Bull. Mas adiantou que a apresentação do carro foi antecipada para este ano de 2024.

Híbrido da Red Bull terá peso de Fórmula 1

Christian Horner ainda afirmou que o veículo pesará apenas 900 kg. Para efeito de comparação, o Aston Martin Valkyrie, que teve ajuda da equipe Red Bull em seu desenvolvimento, pesa aproximadamente 1.009 kg. Um carro de Fórmula 1, por sua vez, precisa pesar pelo menos 798 kg, de acordo com o regulamento da categoria na temporada 2023.

Além de ter um baixo centro de gravidade, o RB17 deve ter para-lamas arqueados para acomodar as rodas grandes e dar um visual bastante agressivo ao veículo.

Quanto ao desenvolvimento do projeto, a expectativa é grande em torno da futura criação de Adrian Newey. O projetista da Red Bull na Fórmula 1 é considerado um dos nomes mais importantes da história da categoria.

Superesportivo terá penas 50 unidades

A produção do RB17 deve ser iniciada neste ano com um volume de produção de até 15 unidades por ano. A empresa pretende comercializar 50 veículos, o que resultaria em mais de três anos de atividades na fábrica da RBAT.

O lançamento comercial está previsto para 2025 com preço estimado em cinco milhões de libras esterlinas.

Porsche participou do projeto do híbrido da Red Bull

O desenvolvimento do superesportivo foi anunciado em junho de 2022. A Porsche, que ensaiou uma entrada na Fórmula 1 em conjunto com a Red Bull, chegou a participar do projeto, mas as empresas acabaram se desentendendo e a parceria chegou ao fim em março de 2023.

Já o acordo com a Ford de fornecimento de motores para a Red Bull a partir de 2026 poderia abrir novas possibilidades para o RB17. No entanto, as chances reais de isso acontecer seriam próximas a zero, de acordo com o site “Autoblog”.