logo

chem-trend

SurTec e Chem-Trend têm nova fábrica

As empresas SurTec e Chem-Trend agora dividem espaço em uma nova fábrica na cidade de Valinhos (SP). Com investimento de R$ 60 milhões, a unidade inaugurada na sexta-feira, 29, foi erguida em um terreno de 29,1 mil metros quadrados, tem 11,3 mil m² de área construída e outros 2,2 mil m² reservados para a expansão.
Author image

cria

29 abr 2016

3 minutos de leitura

X_noticia_23870.gif

Ambas pertencem ao Grupo Freudenberg e fornecem produtos químicos para tratamento de superfície e desmoldantes para componentes metálicos, plásticos e de borracha, entre outros itens. Em 2015, 26% das vendas mundiais da Freudenberg foram feitas para o setor automotivo.

Embora o grupo não revele o tamanho da fatia, sabe-se que grande parte do que sai da nova fábrica de Valinhos tem como destino a indústria de autopeças e automóveis. A Chem-Trend já atuava na cidade, mas em outro local, e começou a se transferir para as novas instalações em julho de 2015. A SurTec saiu de São Bernardo do Campo (SP) e começou a atuar na nova planta em fevereiro desde ano.

“Ganhamos em capacidade de produção e pelas sinergias organizacionais e administrativas”, afirma o CEO da Chem-Trend e SurTec no Brasil, Paulo Noce. Segundo o executivo, Valinhos foi escolhida para a nova fábrica por causa de um estudo encomendado à Fundação Vanzolini, que destacou as vantagens logísticas e qualificação da mão de obra.

A unidade tem capacidade máxima anual de 13 mil toneladas de produtos e opera em um turno. “Temos 120 colaboradores. Destes, 31 estão na produção. A fábrica é bastante automatizada”, diz Noce.

O executivo diz que o mercado de reposição vem ajudando a Chem-Trend e a SurTec a atravessar o período atual: “Um bom exemplo é o nosso fornecimento de desmoldantes aos fabricantes de pneus”, afirma Noce.

O mercado externo também tem colaborado: “No ano passado as exportações da Chem-Trend quase dobraram. Atualmente, 15% de suas vendas vão para o exterior”, revela. Os principais destinos são Argentina, Colômbia e África do Sul.

PRODUTOS SURTEC

No Brasil desde 1999, a SurTec desenvolve, fabrica e vende especialidades químicas para processos de tratamento de superfícies industriais (galvanoplastia e fosfatização), como pré-tratamento de metais, limpeza de peças industriais, eletrodeposição funcional e decorativa, inclusive para a cromagem de plásticos. É subsidiária da SurTec International, com sede na Alemanha.

PRODUTOS CHEM-TREND

Atuando desde 1986 no Brasil, a Chem-Trend produz e fornece desmoldantes para itens de poliuretano, borracha, pneus, compósitos, plásticos e para blocos de motor e outras peças fundidas sob pressão.

INSTALAÇÕES

Além das áreas produtivas, a nova fábrica tem uma linha-piloto onde é possível desenvolver produtos com o acompanhamento dos clientes. Chem-Trend e SurTec utilizam laboratórios separados, mas alguns técnicos podem atuar num ou noutro. Nestas áreas as empresas produzem soluções para o mercado brasileiro: “Como exemplo, tropicalizamos produtos criados no exterior para desmoldar pneus e espumas”, recorda o CEO.

Além duas empresas, a Freudenberg está presente no Brasil com outras seis fábricas nas cidades de Barueri, Campinas, Diadema, Guarulhos, Jacareí e Taubaté, onde produz, entre outros itens, buchas, coxins, selos, retentores, vedações, filtros e lubrificantes para o setor automotivo e outras áreas da indústria.

A diversidade de atuação e a presença no pós-venda permitiram que as vendas do grupo crescessem 1,3% no Brasil em 2015, enquanto a indústria automobilística registrou queda média de 25,2% considerando os emplacamentos de veículos fabricados no Brasil (automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus).