Constituída em 2002, a Suspensys mostrou forte evolução no mercado interno, embora os resultados de 2012 tenham sofrido o efeito da ressaca na mudança da legislação Euro 3 para Euro 5 – a empresa registrou no ano passado Ebitda de R$ 68,4 milhões, o que representou queda de 51,8% na comparação com 2011, e receita líquida de R$ 730,9 milhões, também redução de 37,4%.
A Meritor do Brasil mantém integralmente a operação de eixos e cardãs para veículos pesados, centrada na fábrica de Osasco (SP). A marca abastece as principais fábricas de caminhões e ônibus da América do Sul e está presente também no consórcio modular da MAN, na fábrica da montadora em Resende (RJ).
Na próxima segunda-feira, 6 de maio, a Meritor corta fita para inaugurar novas instalações no parque de fornecedores da MAN, tendo ao lado uma unidade da Suspensys, que atuará como sua fornecedora de componentes de suspensão, cubos de roda e freios. O sistema de eixo completo será entregue na linha de montagem da MAN, em regime de just in time sequenciado pela Meritor.
Randon e Meritor continuam sócias, em partes iguais, na Freios Master, de Caxias do Sul (RS).