
A chinesa Aito, parceria da Seres com a gigante de tecnologia Huawei, teve procura inesperada de um dos seus modelos. Segundo a companhia, nos primeiros 25 dias de venda, o novo SUV Aito M7 já teve 50 mil pedidos. No Brasil, a montadora opera como Seres e confirmou o lançamento do modelo no país em novembro.
Richard Yu, CEO de smart car da Huawei, anunciou o marco em sua conta de mídia social Weibo no sábado.
VEJA MAIS:– Chery e Huawei fecham acordo para desenvolver carros inteligentes– Huawei pretende desenvolver carros autônomos até 2025
Caso os pedidos se confirmem, a Aito poderá ficar entre as cinco maiores montadoras de veículos elétricos da China. As encomendas do modelo, conforme a companhia, exigem um depósito não reembolsável.
A marca Aito, que a Huawei fabrica em parceria com o Grupo Seres, lançou o M7 em julho do ano passado. E até junho deste ano foram vendidas 27,40 mil unidades do M7 original, segundo dados da Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis. Ele foi relançado em setembro com uma nova versão de cinco lugares e um preço inicial mais baixo que o original.
Negócio automotivo ainda pequeno na Huawei
A Huawei também deve lançar, em novembro, o sedã S7, fruto da parceria com outra montadora chinesa, a Chery, só que sob uma nova marca: Luxeed. Richard Yu disse que o carro seria superior ao Tesla Model S. A empresa também lançará outro modelo sob a marca Aito, o utilitário esportivo M9, em dezembro.
Segundo a Huawei, o negócio de soluções automotivas gerou uma receita de um bilhão de yuans no primeiro semestre deste ano, uma pequena fração dos 310,9 bilhões de yuans (US$ 42,6 bilhões) que seu negócio total ganhou nesse período.
A parceria entre a Seres e a Huawei começou em 2021, quando a gigante de tecnologia começou a vender o SUV M5 em suas lojas. Na Aito, a Huawei fornece tecnologia e alguns outros componentes, e a Seres cuida da produção.