
Em todas as configurações é oferecido de série o Brake Override, que reconhece quando acelerador e freio estão pressionados ao mesmo tempo e garante a desaceleração do veículo em situações de emergência. Nas equipadas com transmissão automática, há ainda piloto automático.
No exterior do Grand Vitara mudaram grade frontal, para-choque dianteiro e as rodas. O modelo conta com espelhos retrovisores elétricos, estepe na porta traseira com capa rígida (com exceção da versão manual 4×2), gancho para reboque dianteiro e traseiro, para-choque dianteiro, traseiro e maçanetas na cor do veículo, rack de teto e vidros verdes.
No interior são novos os tecidos. O veículo sai de fábrica com ar-condicionado digital, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro com inclinação em três níveis e rebatimento de encosto, descansa-braço central, direção hidráulica e computador de bordo com 11 funções (na versão automática) ou com 10 (na manual).
O motor, de alumínio 2.0 e 16 válvulas, é movido a gasolina. Alcança 140 cv com torque máximo de 18,7 kgfm a 4.000 rpm.
Para segurança, o SUV Grand Vitara conta com cinto de segurança (de três pontos para os três ocupantes traseiros) com ajuste de altura e pré-tensionador em três níveis, airbags frontais, ABS, EBD (que otimiza a distribuição da força de frenagem entre os eixos) e BAS (sistema que identifica uma situação de emergência, de acordo com a velocidade aplicada no pedal do freio, e aumenta automaticamente a carga da frenagem nas rodas independente da força aplicada).