
Uma das maneiras que existe para melhorar a eficiência de veículos elétricos é reduzir o seu peso. E a Suzukipretende fazer isso no seu hatch compacto Alto – que não é vendido no Brasil.
A montadora japonesa informou na quarta-feira, 17, que sua meta é reduzir em 15% o peso atual do modelo nos próximos anos. O Alto é um veículo equipado com motor de combustão, é verdade, mas a medida servirá de teste para os elétricos da companhia.
LEIA MAIS:
– Mitsubishi e Suzuki premiam os seus fornecedores de 2023
– HPE recebe comitiva da Mitsubishi e Suzuki em Catalão
O compacto pesa atualmente 680 quilos e a empresa espera reduzir esse peso em 100 quilos. Para se ter uma ideia, um Volkswagen Fusca ano 1996 pesa 820 kg. Um Renault Kwid 0 km, 977 kg.
Motores e baterias menores provavelmente permitiriam à Suzuki reduzir o preço de seus modelos elétricos, uma condição chave que, hoje, determina vencedores e vencidos no segmento de veículos eletrificados.
Reduzir o tamanho do mini carro é apenas um dos pilares da companhia que compõem a sua estratégia para os próximos dez anos.
O planejamento envolve também a criação de software veicular, modelos com alto índice de reciclagem e motores de combustão mais eficientes.
Sim, a Suzuki também quer manter acesa a chama desses propulsores nos próximos anos. No ano passado, por exemplo, a fabricante apresentou ao mercado o motor de alta eficiência Z12E, que será aplicado em seus modelos híbridos de última geração.