
A fabricação brasileira não ocorre em um único lugar. “A Automotiva Usiminas fornece a carroceria”, informa Rosenfeld. Parte da produção do jipe ocorre na fábrica da Mitsubishi em Catalão. “A montagem final é em Itumbiara”, diz o executivo. Ambos os municípios ficam em Goiás. A Weldmatic fornece o chassi e a MVC, componentes plásticos de carroceria, para-choques, forração do teto e painel, por exemplo.
Toda a linha Jimny utiliza um motor 1.3 a gasolina de 85 cv, câmbio manual de cinco marchas e tração 4×4 temporária e caixa de redução. Propulsor e transmissão vêm do Japão. Assim como fazem outros importadores e fabricantes instalados no Brasil, a Suzuki montou neste mês uma estrutura na cidade turística de Campos do Jordão (SP, na Av. Emílio Ribas, 946) para mostrar a capacidade fora de estrada do jipinho.
O Jimny tem preço inicial de R$ 55.990 e é vendido em quatro versões, uma delas dedicada a frotistas e equipada com interior lavável (assoalho, teto e bancos) e engate. A rede Suzuki tem hoje 54 concessionárias.
“Não temos planos de expansão da rede neste ano”, afirma Rosenfeld. Além do Jimny, apenas dois outros carros Suzuki são vendidos no Brasil, o SX4 e o Grand Vitara, que completa 25 anos (veja aqui). As primeiras unidades do Jimny vieram ao Brasil no fim dos anos 1990.

Jimny nacional tem chassi feito pela Weldmatic, carroceria pela Automotiva Usiminas e vários componentes produzidos pela MVC. Suzuki levou o jipinho a Campos do Jordão (SP) para mostrar sua versatilidade na terra
Em 2003, todos os Suzuki deixaram de ser importados. O Jimny voltou a ser trazido no fim da década passada. De 2009 até a primeira quinzena de julho deste ano, somando importados e nacionais, foram vendidas 3.641 unidades. Como comparação, nesse mesmo período, o jipe Troller T4 (fabricado pela Ford em Horizonte, no Ceará) teve 5.706 unidades, 56,7% a mais, apesar de seu preço elevado (atualmente são R$ 93.933).
A decisão pela produção brasileira do Jimny foi revelada em 2010 e a confirmação da cidade de Itumbiara como local da fábrica ocorreu em abril de 2011. A concessão para produzir o Jimny pertence ao empresário Eduardo Souza Ramos, também responsável pelas operações da Mitsubishi em Catalão.