logo

ônibus

Tarifa de ônibus em São Paulo pode subir até 11%

Na edição de hoje do programa Bom Dia, São Paulo, da TV Globo, o prefeito da capital, Ricardo Nunes, afirmou que o reajuste da tarifa de ônibus na cidade pode chegar a 11%, de acordo com a inflação. Nunes também afirmou que a prefeitura está se esforçando para “não dar esse aumento todo”.
Author image

victor

14 dez 2021

1 minutos de leitura

onibus_sptrans2.jpeg
Passagens de ônibus na capital podem sofrer forte aumento / Imagem: Divulgação (SPTrans)

O contexto da entrevista é a ação da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que esteve ontem em Brasília para pedir formalmente ao governo federal um subsídio que cubra os custos da gratuidade do transporte de idosos.

Só na capital paulista, são R$ 400 milhões que saem dos cofres públicos todo ano para custear essa gratuidade. A medida pleiteada pelos prefeitos, entretanto, é criticada por algumas entidades civis, como o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), porque não exige nenhuma contrapartida das cidades em relação a melhorias no serviço. 

“Nós estamos pedindo socorro para tentarmos segurar o aumento da tarifa de ônibus, porque, nesse momento, a gente está em recuperação econômica, nessa situação de pandemia, era muito importante que nós não tivéssemos aumento da tarifa”, disse o prefeito.

Nunes informou que o pedido dos prefeitos será transformado formalmente em um projeto de lei, o qual será protocolado ainda esta semana no Senado.