Pouco foi divulgado, mas já se sabe que o protótipo utiliza um “fluxo semi-sólido” para separar as duas funções de uma bateria – o armazenamento de energia e descarregá-la quando necessário – em diferentes estruturas físicas.
Os pesquisadores afirmam que isso deve possibilitar a redução do tamanho e custo da bateria em pelo menos 50%, fazendo com que os veículos elétricos tenham preços competitivos no mercado. Outra vantagem é o sistema de “reabastecimento”, que poderá funcionar por bombeamento de chorume líquido, carregado em substituição ao desgastado ou trocar os reservatórios como se fossem pneus. A operação é simples e rápida, garantem os pesquisadores.
A nova tecnologia está sendo licenciada para uma empresa chamada 24M Technologies, fundada no ano passado por alguns professores do MIT e poderá se tornar em breve a maior novidade do mercado de carros elétricos.
Chevrolet Volt
O Chevrolet Volt 2012, teve seu preço reduzido em U$1000,00 e a sua venda liberada para os 50 estados norte americanos (anteriormente o carro era comercializado em apenas oito).
Ele custará US$ 39.995, incluindo a entrega, sem o crédito de imposto federal de $ 7.500, poderá sair por US$ 33.495. Em alguns estados o cliente pode também obter benefícios em forma de desconto do governo estadual e da empresa fornecedora de energia elétrica.
A GM planeja construir neste ano 60 mil unidades do modelo elétrico na fábrica de Detroit-Hamtramck, dos quais 45 mil destinadas ao mercado dos Estados Unidos.
GE a lança super carregador de carro elétrico
A GE Energy escolheu Milão, na Itália, para lançar o WattStation, carregador mais rápido de bateria do carro elétrico. O equipamento pode diminuir o tempo de recarga total de um veículo de uma média de oito horas para menos de uma hora, supondo que o veículo utilize uma bateria 24kwh (como o Leaf, da Nissan).
O sistema é capaz de suportar carregamento mais rápido, integrando altas tensões e correntes que exigem equipamentos e conectores especiais. Ele estará disponível em duas versões, uma free-standing para uso nas cidades e empresas e outra para uso doméstico.
Com informações da Autoweek e Detroit Free Press.
*Evaldo Costa é escritor, conferencista e diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil.
www.carroeletriconews.blogspot..com
www.icbr.com.br
[email protected]