
A GM negocia com a matriz novos investimentos na região, dirigidos para o complexo de Gravataí, no Rio Grande do Sul, e deverá apresentar em breve os veículos do projeto Viva, que serão produzidos inicialmente na Argentina e depois no Brasil.
A Ford é outra empresa que prepara lançamentos importantes e desenvolve tecnologias. Ricardo Munerato, advanced engineering manager da companhia, baseado em Camaçari, analisará o impacto da inovação no setor automotivo. As tendências em desenvolvimento de produto na Fiat serão abordadas em palestra de Carlos Eugênio Fonseca Dutra, diretor de planejamento e estratégia de produto da marca.
Marcelo Cioffi, sócio da PriceWaterhouse Coopers, apresentará no simpósio Novas Tecnologias Automotivas o balanço das recentes pesquisas da empresa no mercado de veículos leves e as megatendências para setor automotivo, sob o ponto de vista de tecnologia e inovação. Ele avaliará também os novos desafios para montadoras e seus fornecedores de componentes e serviços.
Haroldo Prates, chefe do Departamento da Indústria Pesada do BNDES, terá a incumbência de explicar como o banco financia as operações automotivas e faz o crédito chegar ao mercado.
As novidades na área de tecnologia e a adequação das empresas brasileiras aos novos tempos serão analisadas por Marc Barral, diretor de engenharia da Renault; Marco Saltini, diretor de assuntos governamentais da VW Caminhões e Ônibus; Reinaldo Muratori, diretor de engenharia da Mitsubishi; Besaliel Botelho, vice-presidente da Bosch; Gábor Deák, presidente da Delphi; e Virgilio Cerutti, presidente da Magneti Marelli.
Informações pelo tel. 11 3287-2033, ramal 106 ou em www.automotivebusiness.com.br.