
Os módulos serão instalados em caixas telemáticas para uso veicular no mundo todo, especialmente no Brasil e na Europa. A Marelli estima que o mercado brasileiro para este tipo de produto será de seis milhões de unidades em 2010, em função da nova resolução que determina a instalação de bloqueadores em todos os veículos novos, inclusive caminhões, para o caso de furto ou outras ações criminosas.
A parceria entre Magnetti Marelli e Telit é resultado de outra ação de cooperação entre as empresas para desenvolver o primeiro aplicativo de navegação portátil com transferência de dados em alta velocidade (3G). Integrado a um modem de alta velocidade 3G/HSDPA (7.2 Mb/s) e um Internet browser, o navegador permite aos ocupantes do veículo acessar o ambiente online da mesma maneira que fazem a partir de um computador pessoal e baixar conteúdos da web.
Os módulos GSM são componentes do sistema que proporcionam capacidade de comunicação de voz e conexão via internet no carro. O uso de módulos em plataformas como as caixas telemáticas permitem a conexão do veículo às redes de comunicação e a troca de informações, assegurando a conexão móvel de banda larga durante a viagem.
Graças a esta conectividade as caixas telemáticas proporcionam amplo alcance para serviços de mobilidade acessados dos veículos: serviços de segurança em telemetria para pay-per-use, rastreamento anti-furto e localização do automóvel em caso de roubo, diagnóstico remoto para operações veiculares, gerenciamento de frota, ligação de emergência (E-call), serviços de informação sobre trânsito e condições das rodovias, informações sobre os limites de acesso e proibições, aplicativos de entretenimento multimídia.
“A parceria assegura padrões tecnológicos apropriados para a comunicação sem fio e módulos de conectividade que são o coração de nossos sistemas e soluções de mobilidade automotiva”, comentou Eugenio Razelli, CEO da Magneti Marelli.
Mais em www.telit.com.