
O anúncio foi feito pelo CEO da empresa, Elon Musk, em evento na quarta-feira, 22. O executivo estava ao lado do governador da Califórnia, Gavin Newsom.
Localizado em Palo Alto, o novo escritório da Tesla foi ocupado anteriormente pela HP (Hewlett-Packard) e busca reforçar os laços entre a montadora e o seu estado de origem – uma relação conflituosa nos últimos anos.
À emissora CNBC, Elon Musk disse que a nova instalação “definitivamente é uma sede da Tesla” e será uma espécie de empresa com “sede dupla”. A sede oficial da marca foi transferida para Austin, Texas, em outubro de 2021, após 20 anos instalada na Califórnia.
A mudança repentina foi motivada pela giga fábrica que estava em construção no estado e pelas discordâncias de Musk com as políticas da Califórnia em relação à pandemia e políticas ambientais.
Após diversas tentativas de estabelecer negociações, Musk e Newsom se reuniram na quarta-feira para falar sobre os esforços da montadora para criar empregos e expandir no estado, segundo a CNBC.
A inauguração do novo escritório da Tesla acontece em meio a um período de batalhas judiciais entre a montadora e o estado californiano. O Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia acusou formalmente a Tesla de produzir marketing enganoso sobre seus programas de assistência ao motorista, o Autopilot e o Full Self-Driving.
A montadora responde ainda a uma série de processos por racismo e discriminação contra trabalhadores negros ao longo dos anos.