
A compra faz parte do plano estratégico da Tesla para os próximos 10 anos, anunciado em julho (leia aqui). Na época, Elon Musk, CEO da inovadora marca de veículos, detinha 22% do controle acionário da SolarCity. O executivo aproveitou ainda para anunciar que, além de painéis solares, a companhia pretende oferecer caminhões e ônibus elétricos, sistema de compartilhamento de veículos e tecnologia avançada de condução autônoma.
Para Musk, a gama de solução de captação e armazenamento de energia faz todo o sentido para uma fabricante de carros elétricos. O executivo defende que a oferta de automóveis zero emissão é tão importante quanto a geração limpa, sem agredir ao meio ambiente, para reduzir as emissões de carbono globalmente.
CONDUÇÃO AUTÔNOMA
A oferta de carros totalmente autônomos também é uma meta que a Tesla pretende alcançar em breve. Por enquanto a empresa trabalha apenas com o Autopilot, que permite ao veículo rodar de forma semiautônoma, com a exigência de que o motorista mantenha sempre as mãos no volante ainda que não esteja efetivamente guiando o carro. O sistema foi alvo de críticas por causa de um acidente fatal (leia aqui).
A evolução do Autopilot, no entanto, promete não deixar a desejar. A companhia divulgou um impressionante vídeo em que um carro equipado com a tecnologia completamente autônoma roda em trajeto nos Estados Unidos. Uma câmera interna mostra o motorista e a estrada, enquanto, na lateral, aparecem imagens de outras câmeras que equipam o veículo, deixando claro como o carro “enxerga” as vias. Ao longo do trajeto, o motorista não toca no volante ou nos pedais. O automóvel é capaz de fazer todo o percurso e identificar as ruas, outros veículos, pedestres e ciclistas.