
-Faça aqui o download do relatório da BCG
-Veja mais estudos e estatísticas em AB Inteligência
Em sua 11ª edição, o ranking foi construído com base na opinião de 1,5 mil executivos de todo o mundo. Entre as tendências identificadas pela consultoria, está o avanço de empresas do mundo digital reconhecidas como disruptivas em suas áreas de atuação, como Uber e Airbnb.
Entre as companhias do setor automotivo, depois da Tesla, aparece a Toyota, em oitavo lugar no ranking geral. BMW, Daimler, General Motors, Renault e Honda também estão entre as 50 mais inovadoras.
O relatório destaca ainda que a inovação aberta é um desafio e uma necessidade para as companhias, que precisam acelerar o ritmo da evolução. “As líderes em inovação não se fecham para as oportunidades externas”, afirma Hadi Zablit, sócio do BCG e coautor do relatório. “Eles complementam meios tradicionais, como joint ventures, com abordagens mais recentes, como capital de risco corporativo e incubadora e, por meio de incentivos e liderança, promovem uma cultura com uma visão para fora”. Outro desafio sinalizado no estudo é a necessidade de superar as resistências internas ao novo. O desafio, aponta o relatório, é criar valor pela inovação.