
A expectativa é de que, quando estiver completamente operacional, a fábrica irá produzir 500 mil veículos por ano, o que é quase metade de todos os carros elétricos que a companhia vendeu em 2021 (o total foram 936 mil unidades globalmente). A fábrica alemã é estratégica para atender a demanda europeia da fabricante, que se consolida cada vez mais como a maior produtora de carros elétricos do mundo.
First Model Y deliveries at Giga Berlin pic.twitter.com/JCneGrBJRA
— Tesla (@Tesla) March 22, 2022
O CEO Elon Musk esteve pessoalmente presente para a inauguração. Ele cortou a fita, fez uma dancinha (repetindo o que fez na inauguração da Gigafactory de Xangai em 2020) e descreveu a planta como “mais um passo rumo a um futuro sustentável”. Do lado de fora, ambientalistas fizeram um protesto contra a abertura da fábrica, que pode comprometer a água da região.
Elon Musk dancing at the opening of the new #gigafactory just outside Berlin, where he was handing the first Tesla Model Y vehicles to their owners #GigaBerlin pic.twitter.com/mxcO8RYs6T
— Daniel Orton (@MisterOrton) March 22, 2022
Embora a empresa tenha recebido a licença ambiental final no dia 4 de março, os danos ambientais da planta ainda levantam o alerta das autoridades. “O impacto no fornecimento de água local continua a ser uma preocupação para o futuro da fábrica”, disseram analistas do Deutsche Bank em uma nota enviada à imprensa. “As fontes indicam que a companhia pode exaurir completamente a reserva de água da região com a primeira fase da construção e irá necessitar de mais permissões de extração no futuro para conseguir expandir sua capacidade”, disse o texto.
Anunciada em 2019, a Gigafactory de Berlim estava originalmente prevista para iniciar operações em janeiro de 2021, mas a pandemia de covid-19 atrasou os procedimentos. Ela é a quarta de um total de cinco grandes fábricas da Tesla. As anteriores estão em Nevada, Nova York e Xangai e a próxima ficará no Texas, servindo também de nova sede da empresa. A fábrica texana, inclusive, já está operando e fabricando o Model Y, mas não foi oficialmente inaugurada.
O Model Y, que está caminhando a passos largos para se tornar o carro elétrico mais popular do mundo, está com demanda tão alta que o modelo mais básico está com espera para janeiro de 2023, caso você compre um hoje. Adicionando partes opcionais, o prazo cai para outubro deste ano, o que ainda é uma espera longa. E isso sendo que o carro subiu de preço já duas vezes em 2022, custando agora US$ 62.990 (Long Range) e US$ 67.990 (Performance).