logo

Tesla retoma operações na Alemanha após falta de eletricidade

Incêndio que causou queda de energia é tratado como ato terrorista pela polícia
Author image

Redação AB

11 mar 2024

1 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A fábrica da Tesla na Alemanha retomará suas atividades nesta semana, após uma falha de energia ter interrompido a produção de veículos.

A planta estava com as atividades paralisadas desde 5 de março, quando um grupo de extremistas de extrema-direita incendiou uma torre de eletricidade nos arredores da fábrica, que fica próxima à Berlim.


VEJA MAIS

– Greve contra Tesla e baixas vendas agravam má fase dos carros elétricos

– Tesla quer iniciar produção de novos carros elétricos em 2025


Autoridades da Alemanha investigam o caso e afirmaram que, uma vez identificados, os responsáveis serão acusados de terrorismo e atos de sabotagem anti-constitucional.

A polícia alemã acredita que a carta assinada por um grupo extremista chamado Volcano Group, que assumia a autoria do incêndio, é autêntica.

Tesla deixou de fazer mil carros elétricos

O ataque interrompeu as atividades de 12.500 funcionários da Tesla, que deixou de fabricar aproximadamente 1.000 carros na semana e teve um prejuízo de alguns milhões de euros.

“Vamos restabelecer as atividades na fábrica na semana que vem. Esse ataque foi um capítulo lamentável em nossa história, mas não será suficiente para nos deter”, disse Michaela Schmitz na última sexta-feira. Alguns trabalhadores seguravam cartazes com a frase “não vão nos parar!”.

Apesar dos planos, a Tesla admitiu que a fábrica pode seguir sem eletricidade até a próxima sexta-feira (15).

Expansão da fábrica vem causando protestos

A fábrica de Greunheide vem sendo alvo de protestos de defensores do meio ambiente, que pretendem impedir um plano de expansão para dobrar a capacidade produtiva anual, que chegaria a 1 milhão de veículos.

Atualmente, a fábrica produz aproximadamente 6 mil unidades do Model Y por semana.