
A Tesla vai interromper as atividades em sua fábrica na Alemanha. Segundo o gerente da planta de Grünheide, nos arredores de Berlim, haverá “um dia de paralisação planejada na produção” no dia 10 de maio.
Entretanto, como nesta quinta-feira, 9, é feriado nacional na Alemanha e não há atividades no local aos fins de semana, a paralisação terá duração total de quatro dias.
VEJA MAIS:– Tesla faz novas demissões nos EUA
– Tesla suspende planos de atualização de suas fábricas
Portanto, a decisão foi antecipada pelo jornal alemão “Handelsblatt”, que noticiou que a Tesla fecharia sua fábrica neste período. O motivo seria os recentes protestos contra os planos de expansão do local.
De acordo com o diário, um e-mail enviado pela Tesla aos funcionários na última segunda-feira, 6, solicitou que todos os colaboradores trabalhem de casa na próxima sexta-feira, 10. A mensagem lembra ainda que o acesso à fábrica só será autorizado mediante aprovação da administração.
Em março deste ano, a planta ficou paralisada por seis dias devido à falta de energia, quando um grupo de extremistas de extrema-direita incendiou uma torre de eletricidade nos arredores da fábrica. Na época, o ato foi classificado como terrorista pelas autoridades alemãs.
Protestos contra a expansão vão acontecer em breve

Os planos de expansão da fábrica da Tesla esbarraram na resistência da população de Grünheide, que votou contra a ampliação da unidade pela necessidade de derrubar árvores para expandir a área construída. Ativistas marcaram para a próxima semana uma série de protestos contra a Tesla, incluindo um piquete em frente aos portões da fábrica no dia 17.
Enquanto isso, as vendas da Tesla na União Europeia caíram 5% no primeiro quadrimestre. A queda foi pouco maior do que a média de 4% do mercado de carros elétricos no mesmo período, de acordo com a Associação das Fabricantes de Automóveis da Europa.
