logo

app transporte

Todo o transporte em um só app: Suécia inicia programa de Mobility as a Service

Aplicativo permite criar rotas integradas entre diferentes modais e pagar os bilhetes
Author image

Victor Bianchin

27 fev 2025

3 minutos de leitura

A Suécia anunciou essa semana uma parceria com a empresa suíça Fairtiq para lançar seu primeiro app de Mobility as a Service (MaaS). Por enquanto, o serviço ficará restrito à província de Halland, no oeste do país. A ideia é que seja um projeto piloto para uma adoção mais ampla posteriormente.

“Mobility as a Service” é um termo usado para descrever o próximo passo na oferta de serviços de mobilidade por parte dos governos. Ele consiste em reunir em um local (como um app ou um site) todos os modais de transporte, como ônibus, metrô, táxi e afins, e permitir calcular rotas e comprar os bilhetes.

Segundo comunicado enviado à imprensa, o app irá identificar viagens com precisão, inclusive detalhes como rotas, horários e locais de partida, pontos de chegada, paradas intermediárias e conexões.

Durante essa fase piloto, a Fairtiq irá analisar como os clientes se adaptam aos recursos de check-in/check-out da bilhetagem móvel do aplicativo e testará novos produtos de limite tarifário.

Os insights obtidos nesse processo ajudarão a moldar a futura estratégia de bilhetagem e fornecerão dados sobre padrões de viagem e tendências de origem-destino.

Mobility as a Service poderá oferecer descontos

Do ponto de vista do usuário, a vantagem de um programa de MaaS é, em primeiro lugar, a praticidade, pois é possível planejar e pagar a viagem inteira em um só app. Em segundo lugar vem a possível oferta de descontos e outros serviços, como parece ser a intenção da Fairtiq na Suécia.

Em Helsinki, capital da Finlândia, por exemplo, o app Whim permite comprar pacotes que variam entre 49 e € 499 por mês. O mais barato permite uso ilimitado do transporte público local e viagens de bicicleta com até 30 minutos, enquanto o mais caro permite uso quase ilimitado de todos os modais, incluindo veículos para dirigir e viagens de táxi.

Se a pessoa não quiser assinar um pacote, ela pode optar por pagar por cada viagem individualmente. Atualmente, é o modelo de MaaS mais robusto que temos no mundo.

A Fairtiq, por sua vez, é uma das maiores empresas do setor atualmente e opera em oito países: Áustria, República Checa, Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Liechtenstein e Suíça. No total, são 25 áreas regionais e quatro áreas nacionais com cobertura, servindo mais de 1 milhão de usuários por mês.

Em alguns lugares, como a Suíça, o governo local utiliza a tecnologia da Fairtiq dentro de seu próprio app, em vez de adotar o aplicativo nativo da fabricante.

No Brasil, temos vários apps que planejam rotas, como o Moovit, e outros que permitem aluguel de carros, como Mobicity, mas falta um que junte tudo e que, principalmente, integre os modais de transporte público e a possibilidade de pagar os bilhetes diretamente. Para isso, é preciso haver um esforço do poder público.