logo

TotalEnergies e SSE criam joint venture em carregamento de alta potência

Nova empresa vai operar mais de 3 mil postos de recarga de veículos elétricos no Reino Unido e na Irlanda
Author image

Redação AB

18 jul 2024

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A TotalEnergies e a SSE assinaram acordo para criar uma joint venture para investimentos em infraestrutura de carregamento de veículos elétricos no Reino Unido e na Irlanda, sob a marca Source. O novo negócio, segundo as empresas, implantará em ambos os países até 3 mil pontos de recarga de alta potência nos próximos cinco anos. 

De acordo com o comunicado, os pontos de carga terão potência de 150 kW e agrupados em 300 “hubs”, visando 20% de participação de mercado. As estações de recarga estarão em locais estratégico de áreas urbanas e serão alimentados por energia renovável fornecida pela SSE e TotalEnergies. As estruturas já estão em fase de construção e estudo de viabilidade.


VEJA MAIS:– Tupi foca em tecnologia para revolucionar a recarga de veículos elétricos

– LG cria parceria para rede global de carregamento de carros elétricos


Segundo Mathieu Soulas, vice-presidente sênior de novas mobilidades da TotalEnergies, com a parceira a companhia poderá ampliar a rede de carregamento na Europa e deter uma posição-chave no segmento. 

“Este desenvolvimento também contribui para nossa estratégia de energia integrada no Reino Unido, combinando capacidade de geração de energia renovável e flexível, negociação e marketing de eletricidade de baixo carbono disponível 24 horas por dia”, disse Soulas, por comunicado.

Neil Kirkby, diretor executivo na SSE, afirma que a companhia já desenvolve projetos de descarbonização do sistema de energia do Reino Unido e da Irlanda, incluindo a construção do maior parque eólico offshore do mundo e a transformação de redes de eletricidade. 

“Agora, este acordo ajudará a acelerar o progresso em direção a um sistema de transporte descarbonizado também, garantindo que os veículos que mantêm a economia em movimento possam fazê-lo de uma forma mais sustentável e eficiente.”