logo

akio toyoda

Toyoda trabalha para rejuvenescer Toyota

Assim como a própria marca, os executivos da Toyota têm aspecto confiável e eficiente, mas estão longe de serem carismáticos. Pelo menos até agora. Informações da Reuters apontam que a estratégia de marketing da empresa começa a afetar os líderes, que trabalham para transmitir um estilo de vida diferente ao público.
Author image

Redação AB

01 jul 2013

1 minutos de leitura

G_noticia_17371.gif

Akio Toyoda, presidente e herdeiro da família fundadora da Toyota, é o principal exemplo desse processo. O executivo, um tanto avesso aos holofotes, passou a se adequar às tendências da moda e a se mostrar um entusiasta de carros. Nas últimas semanas, ele vestiu macacão de corrida e dirigiu o Lexus LFA no circuito de 24 horas de Nürburgring, na Alemanha, e apareceu em uma festa da marca premium em Nova York de óculos modernos e gravata borboleta.

A mudança é significativa para a empresa, que é exemplo de organização corporativa no Japão e valoriza o trabalho em equipe, desestimulando o culto a personalidades. Recentemente a companhia anunciou mudanças em sua estrutura global para acelerar a tomada de decisões, nomeando executivos que não são japoneses para assumir a liderança em algumas regiões.