
Segundo a Toyota, a adoção do segundo turno em janeiro já estava programada desde o início da operação em Sorocaba. O objetivo é atingir a produção de 70 mil veículos em 2013, o primeiro ano cheio de atividade. Para chegar lá, o ritmo mensal médio deve girar em torno de 5,8 mil unidades. As vendas do Etios, contudo, até agora não deslancharam e estão abaixo desse nível.
De acordo com dados de emplacamentos do Renavam divulgados pela associação dos concessionários, a Fenabrave, nos últimos quatro meses de 2012 foram licenciados 6.968 Etios hatch e sedã somados. Mais 1.334 carros foram emplacados nos primeiros oito dias úteis de 2013. O total, portanto, é de 8.302 vendidos, ou cerca de 1,7 mil a menos do que os 10 mil que a Toyota informa ter produzido até agora – número que segundo a montadora é 7% maior do que a previsão para o período, de 9,5 mil.
As vendas do começo de janeiro, na média de quase 167 emplacamentos por dia útil, já representam cerca de 50% de todos os Etios emplacados em dezembro (2.670), até agora o melhor resultado mensal do carro desde o lançamento. Isso mostra que o ritmo já aumentou em relação ao ano passado e, se for mantido assim, mais de 3,6 mil unidades podem ser emplacadas até o fim do mês. Ainda assim, bastante abaixo do que os 6,6 mil veículos que poderão ser produzidos em Sorocaba com os dois turnos de trabalho. Tudo dentro do planejado, conforme garante a Toyota.