logo

Toyota amplia produção argentina em 30% para exportação

Presidente da Argentina, Mauricio Macri (esq.) e o chairman da Toyota, Takeshi Uchiyamada (no centro à direita)
Author image

Redação AB

19 mai 2017

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A fábrica da Toyota na Argentina, localizada em Zárate, está ampliando sua capacidade produtiva em 30%, de 97 mil para 131 mil unidades por ano em dois turnos até o fim de 2017 para atender a demanda de exportação da picape Hilux e do SUV SW4. A planta é a responsável por abastecer Brasil e demais mercados da América Latina com estes modelos. O anúncio foi feito na sexta-feira, 19, no Japão, durante o encontro do presidente argentino, Mauricio Macri, e o chairman da Toyota, Takeshi Uchiyamada. A empresa não revela o valor do investimento destinado a esta ampliação, mas informa que o aporte realizado para esta nova etapa é o mais recente feito pela marca na região, onde contabiliza mais de R$ 2 bilhões nos últimos cinco anos.
Com a ampliação da produção, a marca também planeja elevar o volume das exportações em 50%, sendo 70% aos 21 países na região da América Latina e Caribe.
Atualmente, a unidades produz cerca de 97 mil veículos por ano, dos quais 77 mil picapes Hilux e 20 mil SUVs SW4. Com a nova expansão, a unidade deverá gerar 300 novos postos de trabalho, aumentando para 5,3 mil empregados no complexo. Segundo a Toyota, a fábrica argentina tem potencial para atingir 140 mil unidades/ano utilizando sua capacidade plena.
“Estou muito feliz porque, hoje, um sonho torna-se realidade, devido à boa cooperação do governo argentino, sindicatos, fornecedores, concessionários e todo o time da Toyota, que trabalharam juntos, como uma família”, declara Steve St. Angelo, CEO da Toyota para América Latina e Caribe e chairman para Brasil e Argentina. “Esta é uma ótima notícia e representa outro passo fundamental no posicionamento da Toyota na Argentina e na região da América Latina como base de exportação dos modelos Hilux e SW4.”
Em 2002, a Toyota iniciou o plano para expandir sua operação na Argentina, ao anunciar investimentos para tornar a planta de Zárate referência em produção e exportação de veículos comerciais leves. A estratégia foi consolidada em 2005, com o lançamento do projeto que deu origem à produção local da picape média Hilux e do SUV médio SW4.