
Segundo o Toyota Motor Corp., as vendas do grupo, incluindo os números das subsidiárias Daihatsu Motor Co. e Hino Motors Ltd., tiveram alta de 10% e chegaram a 10,5 milhões de unidades em 2021. Já a Volkswagen AG comercializou 8,88 milhões de veículos no mesmo período.
Com isso, a Toyota fechou seu segundo ano consecutivo na liderança global de vendas. A fabricante já havia conquistado o posto mais alto do ranking em 2020.
Mercado americano impulsionou japoneses
A façanha se tornou ainda mais importante diante da falta de componentes na cadeia de fornecedores, efeito de mais um ano de pandemia.
A fabricante asiática conseguiu “driblar” a crise dos semicondutores e bateu recordes de vendas, enquanto a rival Volkswagen viu suas vendas atingirem o nível mais baixo da década em 2021.
Outro ponto a favor da Toyota foi a forte presença nos Estados Unidos, onde a marca japonesa vende bem mais do que a VW. A fabricante alemã, por sua vez, é dominante na Europa, que responde por um terço de suas vendas. Por lá, as vendas de automóveis despencaram, o que ajuda a explicar o resultado abaixo da expectativa da Volkswagen.
Problemas com a Covid-19 e metas ambiciosas
Mesmo com a boa notícia da liderança em 2021, a Toyota enfrentou (e enfrenta) dificuldades. A proliferação do Covid-19 no sudeste asiático forçou a empresa a paralisar as atividades em algumas fábricas e, por tabela, rever suas projeções para o ano. Recentemente, a companhia admitiu que deve encerrar o seu ano fiscal, em março, com produção inferior à projeção de 9 milhões de veículos para o período.
Nas semanas recentes, a Toyota precisou suspender a produção em algumas fábricas na China e Japão por conta do número crescente de casos positivos da variante ômicrom entre funcionários.
De toda maneira, a companhia tem planos ambiciosos para 2022. De acordo com o jornal Nikkei, a empresa projeta fabricar 11 milhões de veículos no ano fiscal que se inicia em abril.
Perguntada pela agência de notícias Bloomberg sobre a veracidade das informações, a montadora preferiu não se pronunciar.
