logo

austrália

Toyota anuncia fim de produção na Austrália até 2017

Depois de GM e Ford anunciarem o fim da produção de veículos na Austrália (leia aqui e aqui), por causa de altos custos e da moeda forte do país, agora é a vez da Toyota desistir de fabricar na indústria local pelos mesmos motivos. A fabricante japonesa confirmou na segunda-feira, 10, que fechará as portas por lá até 2017. Cerca de 4 mil trabalhadores deverão ser demitidos. Uma rede de cerca de 150 fornecedores de autopeças que emprega diretamente mais de 40 mil pessoas também deverá ser afetada.
Author image

Redação AB

10 fev 2014

1 minutos de leitura

“Fizemos tudo o que podíamos para transformar o nosso negócio, mas a realidade é que existem muitos fatores além do nosso controle que tornam inviável fabricar carros na Austrália”, disse o presidente da Toyota Austrália, Max Yasuda, em comunicado.

“Somos obrigados a tomar esta difícil decisão, já que este mercado está submetido a uma competição muito dura, o dólar australiano é muito forte e, além disso, o conjunto da produção de automóveis na Austrália está diminuindo”, completou o presidente do Grupo Toyota, Akio Toyoda.

Segundo o jornal japonês Nikkei, a mão de obra australiana no setor automotivo custa em média 30% a mais que nos Estados Unidos.