Até a terça-feira, 25, a Toyota vendeu 170,3 mil carros, o que lhe garante participação de 6,7% nas vendas. No mesmo período do ano passado a marca vendeu 155 mil carros, quer dizer: cresceu quase 10% (exatamente 9,7% num período em que o mercado registra queda de 7,8%). Com a nova linha Hilux que está sendo lançada na quarta-feira, 26, a montadora deve ampliar ainda mais as vendas até o fim do ano.
Com exceção da alguns importados, como o Camry e o Prius (veja quadro abaixo), toda a linha de veículos da marca japonesa tem bom desempenho este ano, mas particularmente o Corolla e o utilitário esportivo RAV4 vem dando um baile nos concorrentes.
O sedã é o líder do segmento, com 5,1 mil carros até esta semana, bem à frente dos seus principais concorrentes, Cruze e Civic. O sedã da GM vendeu 3.140 unidades e o Civic apenas 2.750. O carro da Toyota teve um crescimento de 16% em relação ao mesmo período do ano passado.
Já o RAV4 mais do que dobrou o volume de vendas em relação ao ano passado: passou de 3.726 para 7.535 unidades, um aumento de 102%. A SW4 e o Etios hatch também tiveram aumentos expressivos de vendas: o utilitário esportivo vendeu 12 mil unidades este ano, contra 10.735 no mesmo período do ano passado e o Etios hatch cresceu de 31.250 para 34 mil (+ 8,8%).
Mesmo mantendo estabilidade nas vendas, a picape Hilux (vendeu 37.440, com aumento de 0,1%) e o Etios sedã (24.361 unidades, – 0,7%) tiveram um comportamento bem superior à média do mercado, que teve queda de 7,7% no período.
