
O projeto já passou por Austrália e América do Norte em 2014 e 2015, respectivamente. Na América Latina ele partiu da primeira fábrica da Toyota fora do Japão, inaugurada em 1962. Seguirá até o Centro-Oeste e Nordeste em avaliação nos grandes centros urbanos, em lugares altos e em áreas onde a tração 4×4 é essencial. A etapa brasileira terá cerca de 5 mil quilômetros.
Além do Brasil, a caravana irá viajar pela Argentina, Bolívia, Chile, Peru, Uruguai e Paraguai. Todos os Toyota fabricados no continente (Corolla, Etios, Hilux e SW4), além de importados como o híbrido Prius, serão submetidos aos testes de durabilidade e confiabilidade até o fim do ano.
“O projeto permitirá conhecer as verdadeiras condições na região”, afirma o CEO da Toyota para América Latina e Caribe, Steve St. Angelo. De acordo com o executivo, o novo centro de pesquisa aplicada dará agilidade à montadora para fazer mudanças nos produtos a partir de informações obtidas pelo “5 Continents Drive”. Mais de 30 engenheiros e técnicos da marca do Brasil integram o projeto.