logo

Toyota diz que Hilux vendida no Brasil não tem motor fraudado

Marca japonesa admitiu que fez mudanças para obter melhores resultados de potência e torque
Author image

Redação AB

30 jan 2024

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A Toyota do Brasil informou que as unidades da Hilux vendidas no Brasil não foram afetadas pela fraude dos motores diesel.

Na última segunda-feira (29), a montadora revelou que a Toyota Industries Corporation, braço da tradicional fabricante japonesa, fraudou testes de certificação de potência de três motores diesel utilizados pela Toyota. O intuito era obter melhores resultados de potência e torque nas certificações.


VEJA MAIS:– Toyota bate recorde de vendas e segue na liderança mundial– Toyota suspende vendas de SUV que será fabricado no Brasil


Dos modelos equipados com os propulsores fraudulentos, a Hilux é o único vendido no Brasil. No entanto, em comunicado oficial divulgado à imprensa nesta terça-feira (30), a fabricante garante que o problema “não afeta nenhum veículo comercializado no Brasil”.

“Esse problema está relacionado a irregularidades no processo de certificação com base em requisitos locais em determinados países, mas não tem nenhum impacto sobre a potência real, o torque ou outros valores relacionados ao trem de força do veículo. Além disso, essas irregularidades não comprometem as emissões ou a segurança dos veículos”, afirma a Toyota.

Hilux continua à venda normalmente no Brasil

Por conta disso, a fabricante afirmou que seguirá comercializando a Hilux tanto no Brasil quanto na Argentina, onde a picape é fabricada em Zárate.

Além da Hilux, outros seis modelos que trazem os motores fraudulentos foram mencionados pela Toyota. São eles: Hiace, Granace, Land Cruiser Prado, Dyna/Dutro e Land Cruiser.

Segundo a marca, a equipe de engenharia realizou “ajustes no sistema de injeção de combustível para melhorar os resultados de potência e curva de torque”.

Leia o comunicado da Toyota do Brasil na íntegra:

A Toyota Industries Corporation, uma afiliada da Toyota Motor Corporation, anunciou em 29 de janeiro de 2024 que foram encontradas irregularidades nos testes de certificação de potência (cavalos) aplicáveis a determinados países em três modelos de motores da Toyota.

Entretanto, esse problema não afeta nenhum veículo comercializado no Brasil.

Esse problema está relacionado a irregularidades no processo de certificação com base em requisitos locais em determinados países, mas não tem nenhum impacto sobre a potência real, o torque ou outros valores relacionados ao trem de força do veículo.

Além disso, essas irregularidades não comprometem as emissões ou a segurança dos veículos.

Gostaríamos de assegurar aos nossos clientes que seus veículos não foram afetados por essas irregularidades. No entanto, pedimos desculpas por qualquer confusão ou preocupação que esse problema possa ter causado.