logo

carro

Toyota do Brasil quer desenvolver carros locais

<style type=”text/css”>
.texto {
font-family: Verdana, Geneva, sans-serif;
font-size: 10px;
color: #666;
}
.texto {
text-align: left;
}
</style>
Author image

Redação AB

23 mar 2011

2 minutos de leitura

G_noticia_9784.gif
NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede
Social

Agência Estado

O anúncio feito há duas semanas pelo presidente mundial da Toyota, Akio Toyoda, de ampliar a participação dos países emergentes nos negócios do grupo, abriu uma oportunidade inédita para a filial brasileira, de desenvolver carros para o mercado local e ter maior autonomia na escolha de produtos. Hoje, a empresa apenas faz adaptações nos modelos criados pela matriz japonesa.

O presidente da Toyota Mercosul, Shunichi Nakanishi, diz que os mercados emergentes, hoje responsáveis por 40% das vendas da marca, vão receber mais atenção da direção mundial e o Brasil é ‘candidato pronto’ para receber mais modelos e mais projetos. “Vamos ter estratégias regionais de acordo com essa nova visão global”, diz o executivo.

A fábrica em construção em Sorocaba (SP) é uma das apostas na nova estratégia. Inicialmente, a unidade vai fabricar um compacto já em produção na Índia, mas que receberá alterações para o mercado brasileiro. “Nossos engenheiros estão trabalhando em conjunto com engenheiros do Japão”, informa Nakanishi.

A meta da Toyota, maior fabricante mundial de veículos, é uma participação nas vendas totais de 50% para os mercados emergentes e 50% para os desenvolvidos até 2015. Nakanishi vai negociar com a matriz a proporção de autonomia que a subsidiária terá. “Vamos ter mais conexão entre nossos escritórios de desenvolvimento e os do Japão”, diz. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Foto: Shunichi Nakanishi, presidente da Toyota Mercosul.